NOTÍCIA

Perguntas e Respostas sobre Medicina Hiperbárica

Selecionamos as dúvidas mais comuns sobre o tratamento
Perguntas e Respostas sobre Medicina Hiperbárica

No tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica o paciente fica dentro de uma câmara pressurizada respirando oxigênio puro, o que melhora a circulação em tecidos com pouca irrigação e estimula a formação de novos vasos, auxiliando na recuperação de diversos tipos de lesões, feridas, traumas e infecções, além de potencializar a ação de vários antibióticos e diminuir o tempo de recuperação do paciente.

Nos últimos meses, recebemos muitas perguntas sobre as indicações e o tratamento da Oxigenoterapia Hiperbárica, por isso listamos e respondemos algumas delas abaixo. Lembrando que, para saber se há indicação para o caso, você deve consultar um médico de sua confiança ou um serviço de Medicina Hiperbárica mais próximo para uma avaliação médica.


Minha mãe tem feridas nas pernas que não cicatrizam há muito tempo. A Hiperbárica pode ajudar?

A primeira orientação é sempre fazer uma consulta médica para diagnóstico. Existem diversas causas para feridas que não cicatrizam (aquelas presentes há mais de 30 dias, sem sinais de melhora), as mais comum delas são as úlceras venosas. A Oxigenoterapia Hiperbárica melhora a cicatrização de diversos tipos de feridas na pele e, dependendo da causa do problema, poderá ser utilizada.


Meu pai tem diabetes e está com feridas em um dos pés. Os curativos que estamos fazendo não resolveram o problema, que parece pior a cada dia. O médico que consultamos nos avisou do risco de amputação dos dedos do pé e até de parte do pé. A Hiperbárica pode ajudar?

Existem vários fatores a serem controlados num caso como esse, a diabetes, os curativos, a circulação do sangue... a Oxigenoterapia Hiperbárica também tem seu papel e pode auxiliar muito, reduzindo o risco de amputações. 


Tenho um familiar com infecção no osso da perna, que já fez vários tratamentos e cirurgias. A Hiperbárica tem efeito em infecções nos ossos?

Tem sim. Existem muitos casos assim em que a Oxigenoterapia Hiperbárica é indicada no tratamento, com excelentes resultados. Você deve marcar uma consulta para ver se o caso do seu familiar se encaixa nos protocolos médicos da Sociedade Brasileira de Medicina Hiperbárica, aprovados pelo Conselho Federal de Medicina.


Depois que a pessoa faz Hiperbárica e a ferida fechar, podem aparecer outras? O que fazer nesse caso?

Pode sim. Para que o paciente evite o aparecimento de novas feridas, ele deve sempre seguir orientações médicas, que são específicas para cada tipo de doença.


Tenho um familiar que teve câncer de próstata e fez radioterapia como tratamento. Depois de um tempo começou a ter dor, ardência e sangramento ao urinar. Se fizer Hiperbárica pode melhorar?

É importante uma avaliação médica detalhada do caso. Caso o problema atual esteja relacionado com efeito colateral da radioterapia, o uso de Oxigenoterapia Hiperbárica poderá beneficiar muito seu familiar. Recomendamos uma consulta com médico urologista para avaliação e discussão do caso.


Minha vizinha teve um derrame e não sai mais da cama. Está com uma grande ferida na região glútea que não cicatriza. O que devemos fazer?

As lesões por pressão necessitam de tratamento adequado e especializado. É necessário realizar pequenas mudanças na posição do paciente, diversas vezes por dia, para não comprimir a área da ferida; realizar um curativo de forma adequada; cuidar da higiene pessoal e hidratação da pele, entre outras coisas....  Ela ou os familiares devem procurar um médico especializado no tratamento de feridas para maiores esclarecimentos. 


Um amigo se queimou bastante com água quente. Se ele fizer tratamento com Medicina Hiperbárica, o que pode mudar?

Há indicação de Oxigenoterapia hiperbárica para alguns casos de queimaduras, o que pode acelerar a recuperação e melhorar o resultado final, com menos fibrose e retração tecidual, ou seja, melhora nos resultados estéticos e funcionais. Tudo isso deverá ser avaliado em uma consulta médica. 


Um colega sofreu um acidente de moto e esmagou a perna.  Está com ferida e infecção no local. Ele pode fazer Hiperbárica? Vai ajudar na recuperação?

Há indicação de Oxigenoterapia Hiperbárica para lesões por esmagamento, onde o tratamento pode melhorar a viabilidade, diminuir as sequelas e acelerar a recuperação. Ele deverá ir a uma consulta médica com brevidade.


Se eu ou alguém da minha família precisarmos de Hiperbárica, o que devemos fazer?

Você deve consultar o seu médico ou buscar informações no serviço Medicina Hiperbárica mais próximo para tirar dúvidas e saber se há indicação para o caso.


Saiba mais sobre os planos de saúde que cobrem o tratamento, clicando em sua cidade abaixo:

 Erechim - Passo Fundo Curitiba - Florianópolis - Caçador